23 de jan. de 2013

Em Santos, motoristas de ônibus não aceitarão pagamento em dinheiro

Quem utiliza o transporte público em Santos deve ficar atento. A partir do dia 23 de abril, a aquisição das passagens não poderá mais ser feita com os motoristas durante a viagem de ônibus.

A medida foi anunciada nesta quarta-feira pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) e tem como objetivo principal acabar com a dupla função destes funcionários, que hoje também são cobradores. “O fim da dupla função dos motoristas e a melhoria do ônibus são compromissos que assumimos publicamente e iremos implantar já no primeiro ano de governo com o apoio da sociedade, especialmente dos que diariamente utilizam o transporte público da cidade”, destacou o prefeito.

Para que os passageiros tenham maiores facilidades na aquisição da passagem, o número de locais para a venda das passagens no Município será triplicado. Hoje, Santos possui oito postos próprios e 32 pontos de vendas terceirizados para o comércio de bilhetes, cartões múltiplos e recarga. “No mínimo, a concessionária deverá disponibilizar, até o dia 30 de março, 104 pontos de venda, distribuídos em todas as regiões da cidade”, informou Paulo Alexandre.

Outra novidade será a aquisição do cartão pela internet. Na segunda quinzena de fevereiro, o munícipe poderá fazer o cadastro pelo site e solicitar o cartão, que será enviado pelos correios ao endereço indicado de 3 a 5 dias úteis. “O primeiro cartão será gratuito, sem qualquer custo ao passageiro”.

A partir de 1º de março, também será possível efetuar a compra dos créditos do cartão transporte por boleto bancário ou cartão de crédito, via internet. O uso do telefone para aquisição das passagens é outra proposta em estudo e que poderá ser implantada pela concessionária nesse período.

Informações do Jornal A Tribuna. O grifo é nosso.